Deputados aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro levantaram nesta terça-feira uma bandeira em homenagem ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, durante sessão interrompida da Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados.
A bandeira foi levantada na mesa diretora da comissão pelos deputados Delegado Caveira (PL-PA) e Sargento Fahur (PSD-PR). O gesto acontece em meio às tentativas do governo brasileiro de atenuar o tarifaço ao Brasil anunciado por Trump.
Alguns deputados bolsonaristas pediram para os colegas abaixarem a bandeira, sob o argumento de que o presidente americano não seria “o foco” da reunião na comissão.
A iniciativa vai de encontro aos planos da oposição na Câmara, especialmente o PL, que pretendia furar o recesso parlamentar para colocar em funcionamento comissões que o partido comanda, como Relações Exteriores e Segurança Pública.
O objetivo era usar os colegiados como palanque para manifestações de apoio a Bolsonaro, réu por tentativa de golpe de Estado e agora investigado por coação no curso do processo.
Os bolsonaristas vinham argumentando que o recesso é informal, já que a Lei de Diretrizes Orçamentárias ainda não foi votada, ou seja, a parada dos trabalhos não está formalmente respaldada no Regimento da Câmara.